"Afro" da onde?


Quero te fazer uma pergunta que também é uma provocação! Você já parou para pensar de qual lugar do continente africano vieram os seus ancestrais? Já pensou em apontar no mapa e dizer "meu antepassados vem daqui" ou em se apresentar assim "Olá, meu nome é ... e sou descendente de Nigerianos e Norte Africanos, muito prazer!" Então, é diferente de nos apresentarmos apenas como afro brasileiros ou pardos ou negros, não é mesmo? 

Farei mais uma pergunta/provocação; Você já perguntou "afro da onde?" para alguém que te oferece um tecido afro, uma comida afro ou um penteado afro? A África é um continente com mais de 50 países, milhares de línguas e etnias, com costumes milenares e colocar tudo isso apenas na palavra "afro" como estamos acostumados a fazer é resumir e suprimir a nossa ancestralidade e esse continente. 

Quero então te pedir, não se dê por satisfeito a ouvir que algo é afro, pergunte "afro da onde?" "esse tecido é Moçambicano ou Ganês?" "esse penteado é Bantu ou Yorubá?" "essa comida é Senegalesa ou Marroquina?". Precisamos dar nome aos países da África, precisamos dar nome aos produtos "afros" assim como temos que saber que não viemos de uma África imaginária e única, nós viemos de alguma região daquele continente, de algum povo que tinham costumes, regras, comidas e festividades típicas! Precisamos dar esse passo a frente enquanto pessoas negras brasileiras para nos apoderarmos cada vez mais da nossa ancestralidade africana e ostenta-la com orgulho por aí. A Brafrika quer que você dê um passo a frente na busca da sua ancestralidade! Vamos fazer essa jornada de resgate juntos?

Entre em contato e compre o seu pacote agora, é rápido e fácil!


1 comentário


  • MARCELLE SANUTO

    Ótimo artigo!
    “Precisamos dar nome ao AFRO!!!”


Deixe um comentário


Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados