Comunicado Brafrika – Pausa da SAFW e cancelamento da viagem 2026

áfrica, áfrica do sul, afroturismo, ancestralidade, corporativo, cultura negra, joanesburgo -

Comunicado Brafrika – Pausa da SAFW e cancelamento da viagem 2026

Cape Town, 9 de setembro de 2025.

Após 28 anos moldando a indústria da moda autoral sul-africana, a South African Fashion Week (SAFW) anunciou uma pausa estratégica para repensar e redesenhar o futuro do evento.

As transformações globais nas cadeias de produção, o crescimento da fast fashion e a urgência da sustentabilidade exigem uma revisão do modelo tradicional de semanas de moda. Esse momento é, portanto, uma recalibração: um período de reflexão, alinhamento e construção do próximo capítulo na forma de promover a moda criativa e autoral da África do Sul.

Segundo Lucilla Booyzen, diretora da SAFW:

“Acredito que é vital tirarmos uma temporada para ouvir, pensar e refletir, como comunidade de designers e como indústria, para definirmos a melhor direção e assegurarmos um futuro próspero para todos.”

Ao longo de quase três décadas, a SAFW foi a principal plataforma de descoberta, apoio e projeção de estilistas sul-africanos, tanto no mercado local quanto internacional. Agora, diante de novas oportunidades, a pausa permitirá integrar aprendizados, pesquisas e experiências acumuladas em quase 30 anos, para dar vida a um modelo atualizado, conectado ao mercado sul-africano, ao Sul Global e em diálogo com o Norte Global.

Como consequência direta dessa decisão, a Brafrika comunica o cancelamento da viagem para a Fashion Week em 2026. Nossa prioridade é manter a integridade da experiência oferecida e garantir que cada produto da Brafrika esteja alinhado com o melhor que a África do Sul tem a oferecer.

Seguiremos acompanhando os próximos passos da SAFW e, assim que o novo formato estiver definido, avaliaremos futuras oportunidades para reconectar nossa comunidade ao universo vibrante da moda sul-africana.

Agradecemos profundamente a todos que demonstraram interesse e entusiasmo por esse projeto. A pausa não é um fim, mas sim uma transição para que a moda sul-africana continue a inspirar, inovar e prosperar em um cenário global em constante mudança.

Com carinho e respeito,
Equipe Brafrika


Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados