Irmãos possuem o mesmo resultado de DNA?

Irmãos possuem o mesmo resultado de DNA?

Uma pergunta interessante e frequente é: Será que meus irmãos ou irmãs terão o mesmo resultado de DNA que eu? Pode parecer meio óbvio que irmãos de mesmo pai e mãe tenham resultados de ancestralidade iguais, porém não é bem assim. Vamos ver o porquê ?

Os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos ao todo, sendo 22 deles autossômicos – ou seja, não relacionados ao sexo biológico do indivíduo – mas estes pares não são idênticos. Como esses cromossomos autossômicos (e também os cromossomos sexuais), são herdados de nossos pais, o que ocorre é uma mistura de informações genéticas que acaba sendo passada por gerações ao acaso, fazendo com que 50% dessa informação genética seja proveniente da nossa mãe e os 50% restantes do nosso pai. Dessa maneira, o máximo de DNA que podemos herdar de uma avó é 25% e, consequentemente, de bisavós, 12,5%.

Durante o nosso processo de reprodução, especificamente durante a meiose, ocorre a recombinação gênica, ou seja, a troca aleatória de material genético. A grande contribuição da meiose para a variabilidade genética é a capacidade de combinar de modo diferente os genes herdados dos pais. Por conta disso, a não ser que sejam gêmeos idênticos, irmãos sempre terão algumas diferenças no seu código genético, sendo possível, então, que não herdem a mesma ancestralidade genética.

Por isso, quando fizer seu teste de ancestralidade com seu irmão e se deparar com resultados diferentes, entenda que isso é perfeitamente normal e respaldado na genética. Inclusive, evolutivamente falando, é um dos fatores que contribui para aumentar a variabilidade genética da prole.

Interessante né? 

A Brafrika quer que você dê um passo a frente na busca da sua ancestralidade! Vamos fazer essa jornada de resgate juntos?

Compre o seu pacote agora, é rápido e fácil!

Fonte:  https://www.genera.com.br/blog/resultado-da-ancestralidade-de-irmaos-diferente 


4 comentários

  • José Augusto Junior de Sá

    Ola

  • ricardo

    Amei o conteúdo estava com dúvidas sobre o assunto após ver “o rebuliço” entre irmãos gêmeos e paternidade Foi muito útil , obrigado.

  • ricardo

    Amei o conteúdo estava com dúvidas sobre o assunto após ver “o rebuliço” entre irmãos gêmeos e paternidade Foi muito útil , obrigado.

  • Jairê marques

    Gostaria de fazer os testes , qual o preço?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados