O Plano - Abolição e a relação de André Rebouças com o 13 de Maio.

13 de maio, abolição, ancestralidade, cultura negra, dica, dicas de viagem, história preta, passeio, Recôncavo Baiano, viagem -

O Plano - Abolição e a relação de André Rebouças com o 13 de Maio.

O 13 de Maio é uma lembrança que a 2° abolição ainda precisa ser feita. Mas enquanto eu e você trabalhamos para que essa tão merecida libertação venha, vamos entender mais sobre a primeira abolição? 

André Rebouças foi um importante engenheiro e abolicionista brasileiro do século XIX. Nascido em Cachoeira, na Bahia, em 13 de janeiro de 1838, ele se tornou uma figura proeminente na luta contra a escravidão no Brasil. Rebouças defendeu a libertação dos escravos e a integração social dos negros na sociedade brasileira.

A relação de André Rebouças com a data de 13 de maio está diretamente ligada à Lei Áurea, que foi assinada em 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II. Essa lei aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, e André Rebouças foi um dos grandes defensores dessa causa. Ele lutou por anos pela abolição e, quando a lei finalmente foi assinada, ele comemorou com entusiasmo.

No entanto, Rebouças também sabia que a libertação dos escravos era apenas o primeiro passo na luta pela igualdade racial no Brasil. Ele continuou a trabalhar pela causa da igualdade social e da justiça para os negros até o fim de sua vida. Rebouças é considerado um dos mais importantes líderes negros da história do Brasil e um símbolo da luta contra a escravidão e o racismo.

Sua contribuição para a história do país é lembrada e celebrada pelo podcast História Preta na série O Plano que deu origem ao passeio O Plano da Abolição no Rio de Janeiro que iremos fazer durante Julho, mês de férias escolares. Venha conhecer mais os caminhos percorridos por André Rebouças e seus parceiros enquanto planejavam a Abolição no Brasil com a gente e compre agora o seu passeio.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published