Festival Petrônio Alvarez: Música, cultura e afro-empreendedorismo

abolição, afro colombiana, afroturismo, ancestralidade, cali, caribe, cartagena, colômbia, cultura negra, dica, dicas de viagem, festival, festival petrônio alvarez, história preta, Palenque, passeio, viagem -

Festival Petrônio Alvarez: Música, cultura e afro-empreendedorismo

Você sabia que anualmente acontece em Cali na Colômbia um festival que ressalta artistas locais, impulsiona o afro-empreendedorismo e foi o responsável pela melhoria da segurança pública em Cali com suas ações afirmativas de valorização da cultura local?

Hoje te contamos mais sobre Festival de Música do Pacífico ou  "El Petrônio" criado em 1997 para homenagem ao músico Petronio Álvarez, um dos maiores nomes da música folclórica do Pacífico colombiano. O festival também  é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Colômbia. 

Veja também: Conheça as Palenqueiras: As guardiãs da tradição e cultura Afrocolombiana

A ideia de criar o festival nasceu de um grupo de pessoas dedicadas a valorizar e proteger as raízes culturais das comunidades, temendo que a globalização e as mudanças sociais pudessem ameaçar a preservação dessas tradições.

O que iniciou apenas como um concurso musical se transformou ao longo dos anos em uma celebração abrangente, incluindo não apenas música, mas também dança, culinária, artesanato e, mais recentemente, destacando o empreendedorismo afro-colombiano. 

Venha viajar: COLÔMBIA - CARTAGENA E CALI - FESTIVAL PETRONIO ALVAREZ - AGOSTO 2024 - 10 DIAS (VALOR DE ENTRADA)

O Petronio Alvarez e a Celebração do Empreendedorismo Afro-colombiano:

O Festival também é uma plataforma fundamental para o afro empreendedorismo local. Durante o evento, os empreendedores têm a oportunidade de exibir e vender seus produtos, que variam de artesanato e moda a alimentos e cosméticos, enaltecendo a riqueza da produção cultural e econômica das comunidades negras.

Os visitantes têm a chance de explorar as barracas da feira, mergulhando na diversidade de produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores locais. Isso não só fortalece economicamente as comunidades, mas também promove a conscientização sobre a importância do apoio ao empreendedorismo.

Leia mais: Conheça mais o Centro Histórico de Cartagena pelo Afroturismo

Petronio Alvarez e o Festival FEIRA PRETA: Intercâmbio cultural e vivências semelhantes

Há uma harmonia notável entre o Festival Petronio Alvarez e a Feira Preta de São Paulo. Ambos os eventos são impulsionados pela necessidade de reconhecimento, promoção e sustentação do empreendedorismo negro. Em 2022 a organização da Feira Preta e Casa Preta Hub promoveram um intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia, possibilitando a vinda de artistas e bandas musicais afro-colombiana para a Feira o que possibilitou o público do Brasil a conhecer mais sobre o festival colombiano com direito a um stand e a presença da diretora Ana Copete e a Feira Preta também marcou presença no festival colombiano.

imagem: pesquisa Google

Ambos os eventos se unem em uma sintonia de resiliência, criatividade e expressão cultural que transcende fronteiras.

O Festival Petronio Alvarez não apenas se destaca como uma celebração cultural vibrante, mas também desempenha um papel crucial na construção de uma Cali mais turística e unificada. Ao oferecer um espaço de expressão e celebração o evento promove a compreensão intercultural e fortalecimento da comunidade.

Venha com a Brafrika conhecer o Festival Petronio Alvarez! Clique aqui e saiba mais!! Vagas limitadas 


Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados