Quanto devo levar em uma viagem internacional?

áfrica, ancestralidade, dica, viagem -

Quanto devo levar em uma viagem internacional?

O dólar caiu Brasiiiil! Anima viajar sim ou claro?

A queda da moeda americana nesses últimos dias pode impactar positivamente quando pensamos em viajar para o exterior. 

Pra quem esta se organizando e quer realizar o sonho de uma viagem internacional, o dólar mais baixo traz vantagens e também a pergunta: quanto devo levar para a viagem? Dinheiro vivo? Cartão de crédito ou débito? Devo comprar dólar no Brasil ou quanto chegar lá?

E agora preta??? Calma, vamos ajudar!

Separamos aqui algumas dicas práticas pra te ajudar a se organizar e levar dindin de uma forma segura na sua viagem, confira!

1.Considere o tempo de sua viagem: 1 semana, 15 ou 20 dias, 1 mês ou mais para a galera que vai fazer intercâmbio, isso definirá a melhor forma e mais segura na qual você irá transportar essa quantia.

Existe um limite de valor para saída do Brasil que você pode levar sem declarar. A Receita Federal estipula o valor de até U$10.000,00 (dez mil DÓLARES segundo a nova lei aprovada em dez/21. Fonte: Agência Senado) que não precisam ser declarados ao sair do Brasil. Esse valor deve ser equivalente a moeda do país que você irá viajar. Considere hoje cada U$1,00 valendo R$5,00. 

2. Dinheiro em espécie: sim, mesmo com toda tecnologia, o dinheiro vivo ainda é uma forma prática ao estar em outro país. A moeda em espécie facilita a vida ao ser aceita na maioria dos estabelecimentos e situações emergenciais. Na compra da moeda em espécie a taxa de IOF (imposto sobre transações financeiras) também fica mais baixa.

Todo cuidado é pouco e a atenção deve ser redobrada para andar com dinheiro. Use a doleira por baixo da roupa e evite deixar quantias no hotel, airbnb ou hostel em que estiver hospedada.

3. Acompanhe a cotação da moeda antes de comprar, existem diversas empresas de câmbio e você pode verificar na internet. Ao efetuar a compra, verifique a opção de entrega em casa com praticidade e segurança ou você também pode efetuar a transação pessoalmente.

4. Cartões pré-pago: se bateu a insegurança de andar com dinheiro em outro país, a dica é fazer uma recarga em um cartão pré-pago. Você pode fazer recargas com o valor que deseja gastar no exterior e usar na função débito. Também é possível usar na função saque, mas aqui fica o alerta para as taxas que são cobradas pela empresa administradora do cartão.

Veja algumas vantagens do cartão de recarga:

  • Maior segurança, ao não precisar transportar grandes quantias em espécie na viagem;
  • Saques em caixas eletrônicos na maioria dos países;
  • Pode ser recarregado quantas vezes quiser, mesmo à distância;
  • Caso ocorra a perda ou roubo, você é reembolsado com o valor disponível no cartão;
  • Praticidade com serviços pela internet, como consulta de saldo e recarga;
  • Pode ser utilizado em várias viagens, bastando ser reativado com uma nova carga e se não tiver passado muito tempo inativo;

Obs . Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões pré-pagos internacional, vale sempre estar com algum dinheiro em espécie para evitar imprevistos.

5. Cartões de crédito: se você tem um cartão internacional e deseja utilizá-lo na viagem, atente-se a alta taxa de IOF de 6,38% que será cobrada e evite sustos na fatura. A dica é usar somente em casos emergenciais.

Seja qual forma você escolher para levar dinheiro ao exterior, cheque todas as taxas, acompanhe a cotação cambial e se planeje com antecedência!

Gostou desse conteúdo? Compartilha com quem vai gostar dessa informação! 😉

Nos falamos já já.

Adupè.

Cris dos Santos.


3 comentários

  • Adriana Marques

    Adorei! Muito esclarecedor,tinha muitas dúvidas, obrigada 😊.

  • Sheila Pereira

    Muito boas as dicas

  • Laís

    Ameeeei esse conteúdo! Mais que necessário.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados