Afroturismo em São Luís do Maranhão: Uma Jornada de Encontro com a História e a Cultura Negra

abolição, áfrica, afroturismo, ancestralidade, cultura negra, dica, dicas de viagem, dúvida, Festa Junina, festival, história preta, Maranhão, Maria Firmina dos Reis, São Luiz do Maranhão, viagem -

Afroturismo em São Luís do Maranhão: Uma Jornada de Encontro com a História e a Cultura Negra

Sim, é possível conhecer o Maranhão sobre a perspectiva do afroturismo! Queremos te levar para uma experiência única nesse estado que respira história e cultura afro-brasileira em cada esquina. Com nossa curadoria preta e potente, iremos guiá-lo por um roteiro que vai além dos cartões-postais, oferecendo uma imersão profunda na ancestralidade, representatividade e acolhimento.

Bora com a gente? Confira:

Caminhada Cidade Griot no centro histórico de São Luís.

Começaremos nossa jornada em São Luís, a capital do estado, onde a herança africana se entrelaça com a arquitetura colonial e as ruas de paralelepípedo contam histórias de séculos passados. Exploraremos o centro histórico, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, descobrindo os segredos dos casarões, igrejas e praças que testemunham a presença e contribuição negra na formação da cidade.

Viaje com a gente: SÃO LUÍZ DO MARANHÃO - JUNHO 2024 - 7 DIAS - VALOR DE ENTRADA

Quilombo da Liberdade - Resgate da Identidade Afro-Maranhense

Visitaremos o Quilombo da Liberdade, uma comunidade quilombola que preserva a cultura e tradições ancestrais. Conversa com os moradores locais, aprendizado de saberes ancestrais sobre suas práticas agrícolas sustentáveis com atividades que celebram ancestralidade. Esta experiência proporcionará um profundo entendimento da luta pela liberdade e da importância do aquilombamento em São Luís.

Belezas Naturais: Passeio à Praia de Santa Maria e Raposa Fronhas maranhenses

Momento de explorar as belezas naturais do Maranhão explorando as maravilhas a Praia de Santa Maria e à encantadora cidade de Raposa. Desfrutaremos de dias de descobertas nas areias brancas e águas azuis da Praia de Santa Maria, onde a tranquilidade se mistura com a cultura local. Em Raposa, conhecida por suas paisagens pitorescas e tradições pesqueiras, prepare-se para ser cativada pela vista deslumbrante das Fronhas Maranhenses, dunas suaves que se estendem até o horizonte, criando um cenário de beleza incomparável. Momento para relaxar e ser #gentepretacurtindoavida!

Festas Juninas - Celebração da Cultura Popular 

Conhecido como "O maior São João do mundo" as festas juninas é uma das tradições mais vibrantes do Maranhão. Além de comidas típicas, como o arroz de cuxá e o bolo de milho, vamos nos divertir e nos encantar ao som do tambor de crioula, manifestação cultural afro-brasileira que celebra a fertilidade e a união comunitária. Esta é uma oportunidade imperdível para se envolver com a cultura local em sua forma mais autêntica.

Bumba-meu-boi: O Espetáculo Afro-Maranhense

Assistir a uma apresentação de Bumba-meu-boi, uma das expressões artísticas mais emblemáticas do Maranhão é com certeza uma experiência única! Maravilhe-se com as cores, os ritmos e a energia contagiante dessa manifestação cultural, que combina elementos africanos, indígenas e europeus em uma celebração única da diversidade brasileira.

Prepare-se para uma jornada transformadora pelo Maranhão, onde cada momento é uma oportunidade de conectar-se com a história, a cultura e a espiritualidade afro-brasileira.

Junte-se a nós e descubra o verdadeiro significado do afroturismo: uma viagem que vai além do turismo convencional, promovendo o respeito, a valorização e a inclusão das comunidades negras em todo o Brasil.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published